top of page

General Motors

  • fase industrial
  • 15 de jun. de 2017
  • 2 min de leitura

SÃO JOSÉ DOS CAMPOS – São José dos Campos, SP – O Complexo Industrial da General Motors do Brasil em São José dos Campos, no Vale do Paraíba (SP), Completa 55 anos de atividades. Nesta unidade - inaugurada em 10 de março de 1959, pelo então presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira - saiu o primeiro motor Chevrolet fabricado no Brasil.

O ritmo de produção da Powertrain é forte, com aproximadamente 138 transmissões e 142 motores, em média, por hora. No total são aproximadamente 4.500 unidades powertrain por dia ou 95.000 mil por mês (motores e transmissões). Por ano, a produção supera 975 mil unidades.

Sempre comprometida com a preservação do meio ambiente, o Complexo da GM conta com uma avançada estação de tratamento de efluentes e filtros de ar para evitar a poluição.

A história da GM na região começou na década de 50 com a procura de um terreno junto à estrada de ferro Central do Brasil às margens da Rodovia Presidente Dutra e no eixo São Paulo—Rio de Janeiro

Foi atendendo a esse projeto de nacionalização que a GMB instalou-se em São José dos Campos, onde montou uma fundição de peças para a produção dos motores — um processo pioneiro naquela época. O primeiro motor produzido foi o modelo de 261 polegadas cúbicas (4,2 litros) e seis cilindros em linha. A capacidade da fábrica era de 25 mil motores por ano.

Hoje Antes

  • A GM foi fundada em 26 de janeiro de 1925 e começou a operar em galpões alugados no bairro do Ipiranga

  • Em 12 de dezembro, o Grupo Executivo da Indústria Automobilística (GEIA) aprova o plano de nacionalização para a fabricação de caminhões Chevrolet e, em 21 de dezembro daquele ano, é iniciada a fabricação da Fundição e da fábrica de Motores, em São José dos Campos.

E acabou se tornando o que é hoje.

No Brasil a GM fabrica e comercializa veículos com a marca Chevrolet há 89 anos. Em 2013 a Chevrolet vendeu no país 649.792 veículos. A companhia tem três Complexos Industriais que produzem veículos em São Caetano do Sul e em São José dos Campos, ambos em São Paulo, além de Gravataí (RS). Conta ainda com unidades em Joinville (produção de motores e cabeçotes de alumínio), Mogi das Cruzes (produção de componentes estampados), Sorocaba (Centro Logístico Chevrolet) e Indaiatuba (Campo de Provas), todas em SP, além de um Centro Tecnológico, em São Caetano do Sul (SP), com capacidade para desenvolvimento completo de novos veículos. A subsidiária brasileira é um dos cinco centros mundiais na criação e desenvolvimento de veículos.


 
 
 

Comentarios


O que é o projeto?:

 Somos alunos do 1º ano do Ensino Médio integrado em Mecânica no IFSP-Campus São José dos Campos. Estamos desenvolvendo um trabalho interdisciplinar que consiste em contarmos um pouco sobre a história de nossa cidade- SJC- na fase industrial

 próximas publicações: 

 

30/05/17:  Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA)

 

06/06/17:  Inauguração da Via Dutra 

 

13/06/17: General Motors

 

20/06/17:  Johnson&Johnson

siga o projeto: 
  • Facebook B&W
  • Instagram B&W
 POSTS recentes: 
 procurar por TAGS: 

© 2017 por alunos Mecânica. Orgulhosamente criado com Wix.com

  • Facebook B&W
  • Instagram B&W
bottom of page